• vacations palsul

"Portugal pode ser a próxima smart nation"

"Os contentores medem a própria capacidade e pedem para ser esvaziados, os sistemas de transportes estão completamente integrados e os bombeiros são capazes de prever catástrofes com um dia de antecedência. Tudo isto é ou vai ser realidade em breve. Com dados (muitos dados), modelos analíticos e inteligência artificial, vai ser possível gerir as cidades de forma mais eficiente depois da pandemia. O nosso país está na linha da frente.


A cidade como plataforma, com um centro de comando central que permite tomar decisões em tempo real através dos dados recolhidos e tratados nos vários sistemas que a integram. Tudo integrado para que a informação circule e a gestão se torne mais fácil, qual mão invisível que põe os recursos certos no local exato, sem falhas nem desperdícios, a cada momento, ao mesmo tempo que diminui a intervenção humana em cada processo. Um sonho utópico que não o é, e que está a ser construí­do em Portugal. O objetivo é criar uma visão holística de tudo o que acontece, “agregando os vários sistemas da cidade numa plataforma em que os silos deixam de existir”, explica Miguel de Castro Neto sobre “uma orquestra” em que os músicos são os dados, afinados para “otimizar a cidade”. Para o subdiretor da NOVA IMS (Information Management School) e coordenador da NOVA Cidade: Urban Analytics Lab, “a articulação de todos estes dados” — da iluminação, da polícia, dos transportes, da gestão de resíduos, entre outros — “vai permitir perceber o metabolismo da urbe, identificar padrões e até prever o que pode acontecer no dia seguinte. Tendo em conta o histórico de eventos anteriores, será possível associar a agenda cultural de determinado espaço às necessidades de recolha de resíduos, iluminação ou mesmo policiamento, sem intervenção humana no processo de decisão. E isso é uma vantagem do conceito de inteligência urbana, que “assenta na ideia de usar a tecnologia para tirar partido da realidade, visando a qualidade de vida de quem vive, trabalha ou visita determinado território”, explica o responsável da faculdade dedicado à ciência dos dados, onde estão a ser desenvolvidos modelos analíticos com inteligência artificial." (...)


Retirado de:


https://expresso.pt/sociedade/2020-05-09-Viagem-ao-cerebro-da-cidade-inteligente.-Portugal-pode-ser-a-proxima-smart-nation



0 visualização
Entre em contato connosco !

geral@vacationsinalgarve.com

Tel: +351 934962442

A nossa morada:

 

Rua de São Pedro, n.º 119 Loja

no sítio da Boavista,

8500-448 Portimão,

Algarve, Portugal

Livro de reclamações:
Aceitamos os seguintes meios de pagamento:
get-it-on-google-play.png

© 2023 por Loft City. Orgulhosamente criado com Wix.com / Quinta da Baticova, Gestão Imobiliária Lda

Image provided by Lexe-I has not been altered and is used in compliance with CC License.