Castelos e Fortalezas

Castelos e Fortalezas do Algarve
Castelos e Fortalezas do Algarve
Castelos e Fortalezas do Algarve
Castelo de Silves
Castelo Silves
Castelos e Fortalezas do Algarve
Fortaleza de Lagos
Castelos e Fortalezas do Algarve
Castelos e Fortalezas do Algarve
Castelo Silves

"Destacando-se na costa oeste do Algarve, encontra-se o Castelo de Aljezur, uma construção militar árabe do século X, composta por amplos muros e duas torres. Um pouco mais a sul fica a Fortaleza de São Vicente e, por último, a Fortaleza de Sagres. Com o seu considerável valor histórico e simbólico, esta área foi sistematicamente atacada por piratas e corsários, como o famoso Francis Drake, na costa sul, a Fortaleza de Beliche ofereceu proteção para pescadores e pesqueiros.

 

As muralhas da cidade de Lagos e a Fortaleza da Ponta da Bandeira, com o seu fosso e ponte levadiça, abraçam a cidade e a ampla baía.

 

O Castelo de Silves é um dos melhores exemplos da arquitectura militar árabe em Portugal, assim como o Castelo de Paderne (Albufeira), construído em taipa (ripa e gesso) e representado nos escudos da bandeira portuguesa.

 

Em Portimão, a Fortaleza de Santa Catarina proporciona uma vista magnífica sobre a foz do rio Arade. O Forte de São João do Arade, em Ferragudo, ocupa um lugar estratégico e foi utilizado para fins militares até finais do século XIX, tendo sido posteriormente convertido em residência privada.

 

O Castelo de Loulé também é de origem árabe, mas foi reconstruído depois de a cidade ter sido tomada dos mouros. As muralhas da cidade de Faro rodeiam a cidade velha conhecida como Vila Adentro e datam de cerca de dois mil anos. Entre os séculos IX e XI, os árabes ampliaram a construção, que inclui torres octogonais construídas pelos bizantinos.

 

Em Tavira, o castelo e as muralhas da cidade foram construídos originalmente pelos fenícios, mas foram posteriormente reconstruídos durante o período árabe. Algumas secções ainda permanecem e oferecem vistas magníficas sobre a cidade e o rio Gilão.

 

A pitoresca aldeia de Cacela Velha, com vista para a Ria Formosa, foi o lar de pessoas de várias origens ao longo dos séculos, e a sua fortaleza medieval foi reconstruída após o terramoto de 1755. O antigo Castelo de Castro Marim, junto ao rio Guadiana, defendia a fronteira por meio de um muro semicircular. Um monumento que proporciona uma esplêndida vista panorâmica, como o Castelo de Alcoutim, de onde se avista a vila de Sanlucar, na margem mais distante do Guadiana. "Www.visitalgarve.pt